Ao todo foram mais de 30 profissionais formados pelos Programa de Residência Médica da Hapvida. Cerimônia será realizada nesta sexta-feira, dia 31
Referência na formação médica, Ribeirão Preto celebra, nesta sexta-feira, 31, a formatura de mais uma turma de médicos pelo Programa de Especialidades e Residências Médicas da Hapvida NotreDame Intermédica.
Ao todo são 34 novos especialistas formados em diversas áreas da medicina, que comemoram o encerramento de um ciclo de aprendizado intenso e imersivo. Em algumas especialidades, o período de residência chega a até cinco anos, com uma combinação de formação prática e teórica nos hospitais da rede.
“Nossos médicos são capacitados diretamente no ambiente clínico, onde vivenciam os desafios reais da profissão. Esse modelo, que integra teoria e prática, assegura uma formação sólida, com foco nas necessidades atuais da saúde pública”, afirma Jadson Franco, gerente Nacional de Educação e Publicações Científicas da Hapvida.
Os novos especialistas estão prontos para atuar em áreas essenciais da medicina, como Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Coloproctologia, Medicina Intensiva, Ortopedia, Urologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
“Concluir a residência em anestesiologia é um privilégio e uma grande responsabilidade. Sou apaixonada pela minha especialidade e profundamente grata pelos ensinamentos dos últimos três anos”, compartilha Thaise Silva Hermes, residente de anestesiologia do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto.
Sobre o Programa
Desde sua criação em 2022, o Programa de Especialidades e Residências Médicas da Hapvida tem se consolidado como uma das principais iniciativas de formação médica no Brasil. Com ênfase em hospitais credenciados e supervisionados por sociedades médicas de renome, o programa já formou mais de 150 médicos em unidades de todo o país. Em Ribeirão Preto, a taxa de retenção de médicos formados pela rede chega a 83%, um reflexo do sucesso da formação oferecida.
Segundo Franco, o modelo educacional da Hapvida prioriza a educação no serviço e adota uma filosofia de formação contínua, com constante atualização, garantindo que os profissionais estejam sempre preparados para os desafios do sistema de saúde.
“Ao longo dos anos, temos investido significativamente na educação, com um corpo clínico altamente qualificado e em constante atualização. O nosso modelo educacional, focado na formação integral e contínua dos médicos, se reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à população”, explica Jadson Franco.
Além de Ribeirão Preto, formaturas do programa estão programadas para Fortaleza/CE, Curitiba/PR e Belo Horizonte/MG.
“Ribeirão Preto se destaca como um dos principais polos de formação médica da Hapvida, graças à tradição educacional do Hospital São Francisco, que conta com um corpo clínico qualificado e o credenciamento de importantes sociedades médicas”, destaca Franco. “Essa tradição faz com que a cidade seja responsável pela maior parte dos formandos, consolidando-se como um centro de excelência na formação de novos médicos”, conclui.