Dolar:

Peso:

Dolar:

Peso:

Notícias
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CÂNCER -
02/04/2024 16:30

Dia Mundial de Luta Contra o Câncer: tumores mais comuns podem ser prevenidos com mudanças de hábitos

De acordo com o Inca, mais de 180 mil casos da doença devem acometer o estado de São Paulo anualmente até 2025; neoplasias de mama, próstata e intestino são as mais incidentes

Atualmente, reconhecido como o principal problema de saúde pública no mundo, o câncer exige atenção da população para cuidados básicos com a saúde, sendo o principal deles a mudança de hábitos, incluindo uma rotina com boa alimentação, prática de atividade física e o acompanhamento médico periódico. O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, que acontece em 08 de abril, reforça este alerta.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar anualmente 704 mil novos diagnósticos da doença até 2025. Destes, mais de 180 mil devem acometer o estado de São Paulo, sendo os tumores de mama (20.470), próstata (16.830) e intestino (14.980) os mais incidentes.
Dados do Inca revelam ainda que, somente em 2021 – ano do último dado disponível pelo órgão – Ribeirão Preto registrou 272 mortes decorrentes destas neoplasias no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto, Diocésio Andrade, grande parte dos tumores, inclusive os de maior incidência no Brasil, poderiam ser evitados com cuidados básicos e sugere a adaptação para um estilo de vida mais saudável como uma boa forma de prevenção da doença.

“Hábitos simples podem ser fundamentais para evitar o desenvolvimento de tumores e demais problemas de saúde a curto e a longo prazo. É importante que a população se conscientize sobre os cuidados necessários com a saúde, como a alimentação saudável e a prática de atividade física regular”, afirma o médico.

Diocésio destaca ainda que optar por um estilo de vida mais saudável inclui manter exames de rotina atualizados e também os exames mais complexos conforme idade e recomendações médicas. “A detecção precoce eleva as chances de um prognóstico positivo”, explica o especialista.

Mama e próstata são os mais incidentes

Liderando o ranking entre os tumores mais comuns no país (atrás apenas do câncer de pele não- melanoma), está o câncer de mama. Segundo o oncologista Diocésio Andrade, o acompanhamento médico e a realização dos exames de rotina – incluindo a mamografia a partir dos 40 anos – são os protocolos recomendados.

Na sequência está o câncer de próstata, que afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis, atingindo, em sua maioria, homens com faixa etária acima dos 65 anos.

“Em sua fase inicial, o câncer de próstata costuma se desenvolver de forma silenciosa. Os sintomas só aparecem quando o tumor se encontra em fase mais avançada, por isso, é tão importante manter os exames e o acompanhamento médico em dia”, comenta Diocésio.

O médico destaca que existem dois métodos complementares de exames preventivos: o PSA coletado no sangue e o toque retal. “A melhor conduta é associá-los”, continua.

Cólon e reto

Já o câncer colorretal, abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso (cólon), no reto (final do intestino) e no ânus. Diocésio Andrade pontua que os fatores relacionados ao surgimento da neoplasia são a idade igual ou acima de 50 anos, o excesso de peso corporal e, principalmente, a má alimentação. “Também é um tipo de câncer que pode ter origem hereditária, necessitando de acompanhamento regular para aquelas pessoas que têm casos na família. A adoção de bons hábitos colabora na prevenção, mas também é essencial realizar exames regularmente conforme orientação médica”, finaliza.

Sobre a Oncoclínicas&Co

A Oncoclínicas&Co. – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – temum modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade.

Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

Para mais informações, acesse https://www.grupooncoclinicas.com/

Facebook
WhatsApp
Telegram

+ NOTÍCIAS

unnamed-3
BARRETÃO
Eventos -
Cidade ‘Parque do Peão’ se prepara para receber mais de 900 mil de visitas pa...
WhatsApp-Image-2024-07-17-at-15.50.01
FÉRIAS DE JULHO
Notícias -
Franca Shopping tem programação gratuita de quinta a domingo
WhatsApp-Image-2024-07-17-at-10.33.37
CULTURA
Geral -
"Cafezinho na Fazenda": programa do YouTube conta histórias das fazendas cafe...
  • CARROS
  • IMÓVEIS
  • GERAL