Dolar:

Peso:

Dolar:

Peso:

Ipuã
IORM - Debates audiovisuais promovidos pelo IORM reuniram mais de 3,1 mil pessoas em quatro cidades -
13/06/2023 13:12

Debates audiovisuais promovidos pelo IORM reuniram mais de 3,1 mil pessoas em quatro cidades

Os debates em Ipuã foram realizados nos dias 23 e 24 de maio, para um público de 456 alunos das Emebs Professora Maria Marli Mandrá Lima, Lar Escola Orandes Carlos da Rocha e Vereador Alberto Conrado. 

Durante o mês de maio, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM promoveu nas cidades de Orlândia, Guaíra, Ipuã e Miguelópolis 24 debates audiovisuais que reuniram 3.136 estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas em sua maioria, e particulares e instituições do Terceiro Setor. 

A programação foi iniciada com a exibição de obras audiovisuais e filmes de longa metragem com audiodescrição ao vivo e legenda, garantindo a acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais, espectros, síndromes ou doenças, ou com mobilidade reduzida, em igualdade de oportunidades. 

A exibição dos filmes foi seguida de debates conduzidos pela audiodescritora Bell Machado, graduada em filosofia e Mestre em Multimeios e Artes, professora de História do Cinema. Bell foi a profissional contratada e responsável pela curadoria dos títulos e mediação dos debates.  A  ação contou com a contribuição da equipe psicossocial do IORM que estruturou a ação com as escolas e instituições parceiras. 

Em Orlândia, os debates aconteceram nos dias 15, 16 e 17 de maio, abrangendo um público de 1.003 alunos, professores, gestores das escolas Emeb Maurício Leite de Moraes, Professora Victoria Olivito Nonino, Professora Maria Aparecida de Melo e Souza e Francisco Orlando Coronel. 

Os debates em Ipuã foram realizados nos dias 23 e 24 de maio, para um público de 456 alunos das Emebs Professora Maria Marli Mandrá Lima, Lar Escola Orandes Carlos da Rocha e Vereador Alberto Conrado. 

No dia 25 de maio, foi a vez da cidade de Guaíra receber a ação. Um público de 412 pessoas das Emefs Francisco Gomes de Souza, Vera Lucia Vitali,  e Professora Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoleto participaram dos debates visuais.

Nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho,  os debates audiovisuais reuniram 1.265 alunos das Emefs Capitão Emídio, Colégio Objetivo e Emebs Jacinta Barbosa Ferreira, Vereador Alceu Barbosa da Silva,  Professora Maria Peralta Cunha e assistidos pela Apae. 

Os filmes abordaram temáticas importantes para o público infanto-juvenil, como bullying, acessibilidade, noções de cidadania, direitos humanos, guerra, preconceito, diversidade e inclusão, medos e sentimentos. Os temas estiveram associados a filmes como O Menino do Pijama Listrado, O Extraordinário, Divertidamente, O Gato de Botas e O Pequeno Príncipe. 

“A escolha dos títulos foi realizada em conjunto com as instituições integrantes: todas as instituições envolvidas participaram ativamente da seleção das obras exibidas e debatidas. Também foram incluídas nesse processo  a demanda trazida pelos jovens de diferentes realidades sociais e culturais e faixa etárias.”, informa a coordenadora da equipe psicossocial  do IORM, Anelisa Perticarrara. 

A coordenadora de Projetos do IORM, Janaína Amadeu explicou que  a ação é parte integrante do Plano anual Agenda Cultural 2023 – Pronac 220726 realizado pelo IORM e Ministério da Cultura, possibilitando o acesso gratuito ao cinema e às ações educativas de valorização da cultura brasileira e a discussão de temáticas atuais, o estimulo ao protagonismo dos jovens a partir de experiências de diversidade,  tendo como ferramenta principal, o cinema acessível para todos.

Fonte: Boletim IORM

Facebook
WhatsApp
Telegram

+ NOTÍCIAS

IMG_8811
ATO DE AMOR
Ipuã -
Ipuã se une em solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul
WhatsApp-Image-2024-05-13-at-16.04.05
SAÚDE
Notícias -
Hapvida NotreDame Intermédica prepara ações de conscientização no Dia Naciona...
WhatsApp-Image-2024-05-15-at-09.43.29
ROCK
Eventos -
João Rock revela semifinalistas do Concurso de Bandas
  • CARROS
  • IMÓVEIS
  • GERAL