Produzido pela artista Yara Barrão, obra vai integrar galeria histórica no Memorial do Peão
Conhecida por seu trabalho que dialoga entre arte e cidade, artista barretense Yara Barrão foi escolhida para criar o cartaz oficial da 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Inspirada no Recinto Paulo de Lima Corrêa, patrimônio arquitetônico e urbanístico tombado pelo CONDEPHAAT, a obra traz recortes visuais de sua arquitetura interligando passados e alçando às futuras.
Além de sua relevância histórica, o recinto é famoso por ter sido local originário da Festa do Peão de Barretos, sediando as edições entre os anos 1956 e 1984. O evento, que hoje é o maior do gênero na América Latina, começou lá na antiga arena do Recinto Paulo de Lima Corrêa.
A obra do urbanista traz, num recorte fotográfico, o detalhe em rococó esculpido na argamassa de cimento e repintada em verdes, que ornamenta o portal, dando alusão ao numeral 69 – sexagésima nona festa do Peão de Boiadeiro.
“Pensei nos meus avós que, naquela época, moravam na esquina do Recinto e no que eles imaginavam quando abriam a janela da casa e olhavam para aquele grandioso portal em seus detalhes”, conta Yara.
Durante o evento, que acontece de 15 a 25 de agosto, o quadro ficará exposto no Memorial do Peão para que os visitantes possam apreciar este e os outros cartazes que fazem parte desta história, convidados a conhecer mais sobre os 69 anos da Festa do Peão de Barretos.
Os ingressos para 69ª Festa do Peão de Barretos estão a vendas no site oficial do evento (www.independentes.com.br), e também disponíveis através do site da Total Acesso https://barretos.totalacesso.com/.
Confira a programação completa e mais informações no site oficial de Os Independentes. https://www.independentes.com.br/festadopeao/inicio.