Iniciativa promove ações em unidades hospitalares da rede, com atividades que estimulam o bem-estar emocional e fortalecem o vínculo entre pacientes, familiares e equipes de saúde

Um hospital é, muitas vezes, um espaço de tensão, angústia e expectativa. Mas também pode ser cenário de empatia, afeto e boas surpresas. É exatamente essa a proposta do Programa Apaixonados pela Vida, da Hapvida, que completa dois anos, com uma trajetória marcada por afeto, criatividade e humanização do cuidado.
A iniciativa, presente em todas as regiões brasileiras, nasceu da união de projetos de acolhimento já realizados em diferentes unidades da rede. Ao longo desses dois anos foram promovidas mais de 100 atividades temáticas, com uma média de quatro a cinco ações por mês. Muitas delas inspiradas em datas comemorativas, sempre com foco na humanização do atendimento e na recuperação integral dos pacientes.
“O programa tem o compromisso de servir com empatia, cuidado e respeito aos nossos clientes. Acreditamos que, além de deixar a experiência hospitalar mais amena, a iniciativa também traz benefícios clínicos e terapêuticos, auxiliando na recuperação e no bem-estar do paciente e de seus familiares”, afirma Franciane Gonçalves, diretora médica de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente da Hapvida.
Diversas e criativas
As ações são tão diversas quanto criativas. Desde uma refeição diferente e acolhedora, no projeto Toque de Amor, passando pelo Pequeno Chef, em que os pequenos pacientes colocam a mão na massa em oficinas culinárias; o Cine Pipoca, que transforma os espaços hospitalares em sessões de cinema; o Sino da Superação, no qual pacientes oncológicos celebram o fim da quimioterapia; o Meu Amigo Pet, onde os pacientes recebem a visita de seus animais de estimação, sempre com muito cuidado, sob o acompanhamento do time de Sciras; até os Heróis da Cirurgia, quando crianças que vão passar por procedimentos cirúrgicos recebem batas de super-heróis, com o objetivo de tornar a experiência mais encantadora, minimizando o estresse e a ansiedade do momento.
“Cada atividade é pensada para acolher de forma integral e beneficiar o paciente, seus familiares e equipe assistencial”, completa Franciane. “Percebemos o quanto pequenas ações podem transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais leve e cheio de esperança”, avalia.
O programa também colabora para a redução do estresse, estimula a autoestima e fortalece laços afetivos, criando momentos de descontração e alegria dentro do ambiente hospitalar. O cuidado emocional passa a ser um complemento essencial ao tratamento médico tradicional.