Banner
Banner

Um projeto de lei que está na Câmara dos Deputados quer proibir a venda de aparelhos pessoais de mídia digital (mp3, mp4 e afins) com volume que ultrapasse a marca de 90 decibéis, nível de ruído equivalente ao de trânsito em uma avenida movimentada.

O projeto, do deputado Jefferson Campos (PTB-SP), inclui na proibição aparelhos "de múltiplas funções capazes de reproduzir música em formato digital", o onde também inclui os celulares.
"A partir de 85 decibéis já pode haver lesão ao nosso aparelho auditivo"

O texto do deputado cita uma pesquisa feita na Grã-Bretanha em 2006 com 300 mil estudantes que mostrou que 10 por cento deles tinha algum grau de perda na audição.

A Sociedade Brasileira de Otologia recomenda que os usuários de música digital regulem os aparelhos até a metade do volume máximo. A entidade afirma que os players de MP3 atuais são capazes de alcançar volumes e até 120 decibéis, o que seria equivalente à intensidade de ruído produzido por uma turbina de avião durante a decolagem.

O projeto foi apresentado pelo deputado em dezembro de 2008 e chegou no início deste mês à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.
 
"Quanto maior a intensidade, maior a chance de se desenvolver surdez mesmo que a exposição seja por um período menor", informa a entidade em campanha de saúde auditiva.

 

Adicionar comentário

BoldItalicUnderlineStrikethroughSubscriptSuperscriptEmailImageHyperlinkOrdered listUnordered listQuoteCodeHyperlink to the Article by its id
Seu apelido/nome:
Seu website:
Assunto:
Comentário:

Parceiro - Blog da Luiza
Banner
Parceiro - P. Fernandes
Banner
Pensamentos
Quem não cultiva o hábito do trabalho contrai o vício da preguiça. (Autor desconhecido)