Banner

No dia 26 de agosto de 2017 as lentes de um drone colaborador do Portal Ipuã flagrou a ação do fogo em uma mata situada nas imediações do bairro Jardim Itapuã em Ipuã.

A causa da queimada não foi detectada e logo um caminhão pipa veio combater o fogo.

Segundo o site Pensamento Verde “as queimadas são processos que podem ser desencadeados com ou sem o auxílio da atividade humana, devido a razões naturais – como estiagem, temperatura, umidade relativa do ar comprometida, ausência de chuva – ou por motivos econômicos”.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é o líder entre os países da América Latina em focos de queimadas.

Os impactos negativos causados em todo o planeta envolvem mudanças climáticas, aumento do aquecimento global, prejuízos à biodiversidade e à dinâmica dos ecossistemas, bem como a diversos tipos de agricultura.

As principais causas das queimadas no Brasil estão relacionadas a casos simples como a limpeza mais rápida ou renovação da pastagem de determinadas áreas de agricultores; aos interesses maiores, como a ampliação de áreas para criação de gado ou outras culturas agrícolas; e até mesmo outras causas não controladas, como focos acidentais de pontas de cigarro, fuligem incandescente de veículos e balões.

Os princípios de queimadas que possuem a forma mais rápida e danosa são os provocados pelas pontas de cigarro, já que sua condição é em forma plena de brasa, que se unindo às condições da vegetação local e ao clima podem ser bem mais danosas e irreversíveis.

Como as formações das árvores, plantas e vegetais derivaram de longos e complexos processos de transferências genéticas – realizadas por insetos como a polinização, por exemplo – a recuperação de determinadas áreas ou vegetação local fica fortemente prejudicada, podendo afetar o processo evolutivo da fauna em fase de desenvolvimento.

Os impactos ambientais causados pelas queimadas não se resumem somente à perda material, mas a consequências para a vida humana daqueles que residem próximo a essas áreas. O grau e quantidade de elementos tóxicos presentes nas fumaças, como o carbono e enxofre, afetam o organismo humano no presente momento e futuramente, provocando infecções do sistema respiratório, vermelhidão e alergia na pele, irritação dos olhos e garganta, desordens cardiovasculares, asma, conjuntivite, bronquite, tosse, falta de ar e até transtornos psicológicos.

Fonte: Pensamento Verde

 

Adicionar comentário

BoldItalicUnderlineStrikethroughSubscriptSuperscriptEmailImageHyperlinkOrdered listUnordered listQuoteCodeHyperlink to the Article by its id
Seu apelido/nome:
Seu website:
Assunto:
Comentário:

Parceiro - Blog da Luiza
Banner
Parceiro - P. Fernandes
Banner
Pensamentos
A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio. (Martin Luther King Jr.)